sábado, 25 de setembro de 2010

FECHAMENTO DA SEMANA


 Interdição na cadeia pública de Foz do Iguaçu já passa de um mês
        
          A Cadeia Pública Laudemir Neves encontra-se sob interdição judicial desde o dia 9 de agosto. Por conta disto, ninguém entra sem que alguém saia antes, assim, antes de serem transferidos para a Cadeia Pública os presos ficam aguardando vagas detidos na carceragem da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu. Esta interdição ocorreu devido ao excesso de presos e a precariedade do local. Para que o espaço volte à normalidade será necessária uma reforma na infra-estrutura ao qual será realizada pela Secretaria de Segurança Pública. A questão prisional no Brasil é precária, os detentos que aguardam julgamento, como é o caso dos detidos na cadeia de Foz do Iguaçu não possui alimentação adequada e espaço para higienização básica, além de viverem num aglomerado de pessoas que mal cabe nas celas. Após julgamento os presos são condenados e encaminhados para a penitenciária. De certa forma a sociedade sente-se segura quando os “criminosos” são colocados atrás das “grades”, porém, esta mesma sociedade não se importa com as condições oferecidas neste ambiente. Entretanto, são as condições oferecidas nas cadeias/penitenciária e as políticas públicas de inclusão adotadas pelo estado que determinará a eficácia do programa, afinal, a retirada de uma pessoa do espaço social serve para a ocorrência da ressocialização e não para maltratá-las da forma como acontece. Ressocializar significa dar condições para que os egressos mantenham uma vida digna perante a sociedade e isso só acontecerá após um programa eficiente de capacitação profissional e educacional. De qualquer forma, o detento voltará à sociedade mais cedo ou mais tarde, resta decidirmos qual o tipo de egresso que queremos ter, por que da forma como se encontra o sistema prisional, o detento sofre com um processo de desumanização.


Recadastramento do Programa Bolsa família
         
          A Secretaria de Assistência Social de Foz do Iguaçu está realizando um mutirão com vistas ao recadastramento das famílias atendidas pelo programa Bolsa Família. O prazo final da atualização cadastral é 31 de outubro e quem for convocado para a atualização e não o fizer terá seu benefício suspenso em novembro. Em nossa cidade este programa atende 14.991 famílias e tem um custo mensal de R$ 1.176.120,00, recurso este repassado pelo Governo Federal. Atualmente o mutirão do recadastramento está na Região do Morumbi no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), porém, simultaneamente o mesmo procedimento poderá ser realizado no CRAS da Vila C, de Três Lagoas, do Porto Meira ou na própria Secretaria de Assistência Social localizada no centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h.



Brasiguaios poderão votar em seções instaladas no Paraguai
          
          No dia das eleições, 3 de outubro, brasileiros que moram no Paraguai poderão votar para Presidente da Republica sem sair do país vizinho, de acordo com a legislação o brasileiro residente no exterior vota apenas para presidente. Estarão instaladas urnas eletrônicas em seis seções no Departamento do Alto Paraná, uma seção em Encarnación e outra em Salto Del Guairá. Até o momento foram registrados mais de 2.500 eleitores para votar nas seções. Para o brasiguaio poder votar é necessário que seja levado título de eleitor e documento com foto. O horário de votação será das 8h às 17h.



Geração de empregos em Foz do Iguaçu cresce e bate Record
          
          Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, a cidade de Foz do Iguaçu bateu Record na criação de novos postos de trabalho. Entre janeiro e agosto deste ano foram criadas 2.607 novas vagas. Para se chegar a este valor foi necessário subtrair a quantidade de funcionários admitidos no período, que foi de 16.637, contra os desligamentos efetuados pelas empresas, que foi de 13.349, esta diferença é o número dos novos postos criados. Em 2009, neste mesmo período foram abertas 1.020 vagas. Comparando os dois anos verifica-se um aumento percentual de mais de 100%. Contudo, esta discussão é bastante complexa e necessita de atenções especiais, pois é necessário se refletir sobre a definição do que seria emprego, sobre a qualidade dos serviços disponíveis e sobre a relação entre o perfil da força de trabalho na região e as vagas que estão sendo disponibilizadas. Voltaremos a este tema em algum momento dos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário