domingo, 19 de setembro de 2010

Fronteira-Zero: Fechamento da Semana. 17/09/10.

A educação vai bem então né?

Na quinta-feira passada (16), foi realizado Moção de Aplauso na Câmara Municipal de vereadores de Foz do Iguaçu homenageando o bom desempenho das escolas municipais junto ao Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB). Dentre as cidades com mais de 300 mil habitantes, Foz do Iguaçu obteve a média 6.2, ficando com o cargo de melhor colocada. Apesar de ser função do Estado manter uma educação de excelência um elogio sempre vai bem! No entanto, não podemos assimilar tal notícia de forma natural, sem reflexão, é preciso saber se a qualidade educacional de nossa cidade melhorou de fato, problematizando os indicadores e as variáveis utilizadas para análise. Assim, segue algumas inquietações: Qual o objetivo da educação oferecida? Quais as pedagogias adotadas? Qual homem e que sociedade ela forma?

Casa própria, talvez. Dignidade humana, ainda não.

Visando atender ao pedido do Ministério Público quanto à retirada de aproximadamente 70 famílias da região do Arroio Dourado, lugar onde abrigava o antigo depósito de lixo, a Prefeitura Municipal conseguiu junto a Caixa Econômica Federal recursos para construção de casas populares, cabendo ao órgão municipal fornecer certa quantia na contrapartida. O conjunto de moradores que serão remanejados é formado basicamente por catadores que sobrevivem da coleta de resíduos do próprio local. As novas residências serão construídas na Região de Três Lagoas. Sem adentrar no fato da falta de dignidade humana que essas famílias são submetidas e da demora para a remoção, levantaremos apenas uma problemática: se essas famílias se constituem por catadores que sobrevivem da coleta de resíduos do próprio local, de onde é que esses indivíduos tirarão o seu sustento sendo deslocadas para tão longe? Quais políticas de assistência serão promovidas? Pelo visto moradias essas pessoas terão, mas nem por isso deixaram a condição de subsistência em que vivem...

E vamos que vamos no combate a pirataria

Na tríplice fronteira não é novidade nenhuma ler diariamente notícias vinculadas à repressão de contrabando ou pirataria, isso é a algo muito corriqueiro por aqui, mas de qualquer forma vamos “exaltar” a operação Sentinela realizada pela Policia Federal que apreendeu mais de 15.000 mil cds e dvd's piratas em menos de 24 h nesta semana aqui na cidade. É claro que este tipo de atividade informal/ilegal incomoda tanto governo quanto empresas formalizadas, por isso ocorre a repressão. Entretanto, o difícil é saber que desta atividade ilegal vem o sustento de muita gente que sem qualificação profissional “corre para os braços” da informalidade/ilegalidade buscando sua forma de sobreviver em uma cidade sem tantas oportunidades assim. Por tudo isso a pirataria e o contrabando por mais combatidos que sejam pelos órgãos de segurança, nunca deixara de existir. Para concluir com um toque de ironia, todos sabem que a educação é um dos pilares básicos para a transformação social. Já que nossa cidade é apresentada como a melhor do Brasil neste quesito, só podemos esperar então que em pouco tempo esses problemas sociais estejam resolvidos ou ao menos amenizados, não é?

Policia Comunitária começa atuar na Vila C

Teve inicio essa semana na Vila C o Projeto de Policia Comunitário, este, é uma parceria entre Prefeitura, Governo Estadual e Federal, por meio do programa Nacional de Segurança Publica com Cidadania (Pronasci). Este programa busca estabelecer parcerias entre comunidade e órgãos de segurança, para tanto foi repassado 3.157 milhões de reais para o município. Cada região que possui o programa contará com 12 guardas municipais, um coordenador, duas viaturas e duas motocicletas. A próxima etapa do município é estabelecer o programa em mais 11 regiões da cidade. Tal notícia é relevante por se tratar de outra forma de policiamento, preocupada com a prevenção e com um acompanhamento mais próximo das comunidades.

Fechando a semana com cultura...

Expoflor: Iniciou sexta-feira (17), a 12ª Expoflor promovida pelo Rotary Club Três Fronteiras. Este evento está sendo realizado no Centro de Convivência do Idoso, no Jardim São Paulo e é aberto a toda comunidade, com entrada franca. Lá você encontrará variados tipos de flores, além de artesanato local e muita comida, o evento segue até dia 26 de setembro.

Café com Teatro: Neste domingo (19) às 16 horas, ocorrerá na Zeppelin Old Bar um encontro onde serão oferecidos música, teatro, dança, literatura, artesanato e artes visuais. Para quem tiver interesse o valor da entrada é de R$ 3,00 e o telefone para contato é: 3572-1473 e 3523-1804.

Nenhum comentário:

Postar um comentário