quinta-feira, 17 de março de 2011

Debate: Um brinde

"UM BRINDE"


O projeto um brinde visa fomentar um debate amplo sobre o álcool, envolvendo segurança pública, saúde, educação, trabalho, cultura, violência doméstica e contra a mulher, acidentes de trânsito, produção de etanol, impacto ambiental, dependência química, economia, entre outros.


O debate se dará a partir da exibição do vídeo clipe da música “Um Brinde”, do grupo de rap paulista “Inquérito”. O vídeo produzido por Vrass77 com roteiro de Renan Inquérito foi gravado na região metropolitana de Campinas-SP. Para abrir o debate estará presente Renan, integrante do grupo Inquérito.


Durante os três minutos gastos para a exibição do videoclipe 14 pessoas morrem no mundo vítimas do álcool. O álcool está associado também a 30% dos casos de violência contra mulheres e 80% dos casos de violência doméstica, 50% dos acidentes de trânsito têm o produto como agente responsável. A substância está também relacionada com 25% dos casos de homicídio e 50% dos suicídios no Brasil. No último ano 416 pessoas morreram na indústria da cana de açúcar só em São Paulo. Na saúde, o Governo Federal investe por minuto R$ 390,00 no tratamento e recuperação dos dependentes.


É importante fomentar a discussão sobre essas problemáticas entre os jovens que são carentes de espaços de discussão. Abordando esse tema com uma linguagem mais apropriada e de identificação com a juventude e utilizando-se da ferramenta do audiovisual, o projeto torna-se mais atraente para esse público, o que além de um crescimento individual compõe um processo de crescimento coletivo.


Foz do Iguaçu é uma cidade conhecida nacionalmente por seus altos índices de violência entre os jovens. Resultados como estes apenas reforçam a necessidade de trabalharmos com esses jovens, promovendo ações como esta em estratégia de sensibilização e mobilização e estimulando a reflexão dos próprios jovens como protagonistas de sua própria história.


O evento ocorrerá no sábado, dia 19 de março a partir das 17:00hs, no Teatro Barracão (Praça da Bíblia, Av. República Argentina).


O evento conta com o apoio de: CDHMP (Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu), Sindicato dos Jornalistas, APP Sindicato, SITRO-FI (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários), Gebing Transportes Ltda, Construtora Taquaruçu.






Clip da música "um brinde": http://www.youtube.com/watch?v=ZAaQlpwRgeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário