terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Nova Vara de Família

            No dia 11 de janeiro de 2011 foi instalada em Foz do Iguaçu a 2ª Vara de Família e Acidentes de Trabalho. Como o próprio nome já diz, serão destinados a esta vara processos que tenham como objeto divórcios, guardas de filhos, alimentos, bem como processos previdenciários decorrentes de acidente de trabalho, dentre outros.

            A instalação da referida Vara, muito embora tardia, vem para desafogar os mais de 10 mil processos que tramitavam na então 1ª Vara de Família e anexos. Contando o novo cartório com um juiz, quatro analistas e dez técnicos judiciários.

            O único problema está no fato de que provisoriamente haverá apenas um juiz para atender as duas varas, até que o Tribunal de Justiça do Paraná designe algum magistrado para a nova. Em outras palavras, colocaram duas carroças pro mesmo cavalo puxar. Só esclarecendo que não queremos criticar o trabalho do julgador, que, por sinal, é bem quisto perante a grande maioria dos profissionais da área do Direito, em virtude do grande empenho nos últimos anos na resolução dos processos de sua competência. Esperamos a nomeação de um novo magistrado para o juízo em comento o quanto antes.

            Mas a principal novidade na implantação do cartório, está no fato de que todos os processos tramitarão por meio eletrônico, ou seja, acabaram-se, pelo menos ali, aqueles cadernos processuais com incontáveis páginas.

            Nova febre no Poder Judiciário, o processo eletrônico já funciona em muitos lugares no país, até mesmo aqui em Foz, onde as Varas Federais já utilizam o processo eletrônico há algum tempo, que leva a alcunha de E-proc, o que agilizou e muito a tramitação dos processos.

            Esperamos que o sistema eletrônico empregado pelo TJPR, o PROJUD, seja realmente ágil e simples, em outros termos, que funcione de verdade.

            A nova Vara de Família funcionará no Fórum Estadual de Justiça, na Avenida Pedro Basso, nº 1001, Bairro Polo Centro, em frente à TV Cataratas.

Um comentário:

  1. É MUITO BOM CADA VEZ MAIS SE MODERNIZAR,POIS ESTAMOS NA ERA DA INTRNET.TUDO NOVO E MUITO BOM DE SE TC

    ResponderExcluir