sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 de maio: comemorar ou esquecer?

               Do que você se lembra das aulas de história?
            Do fim do império romano? Do fim do feudalismo? Do fim da monarquia? Do fim da escravidão? Do Egito? Da Mesopotâmia? Do quê?
              Hoje, dia 13 de maio é um dia importante pra você?
            Comemoramos ou comemorávamos o dia da abolição da escravatura, será que ainda hoje devemos comemorar esse dia?
           O dia 13 de maio de 1888 foi um dia histórico para o Brasil, dia em que a tão importante princesa Isabel, filha de dom Pedro II assinou a Lei Áurea, lei essa que libertava todos os escravos brasileiros. Para tantas pessoas essa mulher se tornou heroína, a “mãe dos escravos”, para outros nem tanto, o que sabemos é que somente a partir do momento em que ela assinou aquela bendita lei é que os negros se tornaram livres. Mas livres pra que? Pra quem?
            Somente torná-los “livres” não resolveria coisa alguma, comemorar um dia somente por ter sido um dia de “libertação” desses escravos não nos torna mais felizes. De que adiantaria soltar esses escravos se o que faria com que eles se tornassem livres realmente seria uma organização social justa e digna para que com eles livres, eles pudessem escolher a quem trabalhar e a que condições. Isso não ocorreu, o que ocorreu foi o que todo mundo sabe. Soltaram-nos nas ruas, sem condições de vida e a partir daí surgiram às favelas, favelas essas que até hoje sobrevivem em grande medida os próprios negros daquela época, descendentes daqueles escravos libertos que desde então não saíram mais desses lugares a margem da sociedade. 
            Por um grande período de tempo essa conquista foi comemorada por muitas pessoas, porém desde a década de 70 com a criação do dia da consciência negra, o dia 13 de maio foi deixado de lado. O dia nacional da Consciência Negra passou a ser incluído no calendário escolar nacional, os movimentos negros instituíram o dia 20 de novembro, o dia em que Zumbi do Palmares foi executado, como dia de comemoração a resistência negra.
            Este novo dia de comemoração é mais conhecido pela população, devido aos eventos que acontecem, embora em alguns lugares ainda se lembre do dia de hoje. Agora fica ao seu critério comemorar este dia ou não, isso depende de sua visão de mundo e sociedade, se você acha que somente libertar as pessoas resolve os problemas, comemore, agora se você acredita que somente libertá-los não resolve nada e o que tem que ser feito até hoje não aconteceu, não comemore.
            Comemorar o dia da abolição é quase a mesma coisa que legitimar a “política de boa vizinhança” da família real, é legitimar que a princesinha fez uma boa ação. O que não podemos esquecer é que a libertação dos escravos iria acontecer querendo a monarquia ou não, pois o Brasil era o único país da América do Sul que ainda possuía escravos e isso estava incomodando os republicanos de todo o mundo que viriam a fazer recessão ao governo brasileiro, assim o Brasil não agüentaria por muito mais tempo. Então a assinatura da princesinha somente antecipou alguns dias do que já iria acontecer. Agora é com você caro leitor, comemorar ou não comemorar este dia? Aqui fica a dúvida, resolveu o problema da injustiça social e étnica libertar esses escravos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário