segunda-feira, 23 de maio de 2011

Milhares tomam as ruas na Espanha por uma nova política


Da redação
Caros Amigos

Milhares de pessoas tomaram as ruas em Madrid, Espanha, reivindicando mudanças políticas no país num movimento chamado 15-M ou a “revolução espanhola”.  No dia 15 maio, a manifestação começou na praça Puerta de Sol, centro de Madrid, ante a perspectiva de se realizarem eleições locais na Espanha neste domingo, 22. Os manifestantes reivindicam “uma sociedade nova que de prioridade à vida acima dos interesses econômicos e políticos” e afirmam não estarem ligados a nenhum partido ou organização. 

Segundo informações do jornal mexicano La Jornada, a manifestação começou com um chamado na internet e redes sociais em repúdio a corrupção e a falta de oportunidades no país. O protesto aumentou rapidamente e está sendo seguido em outras cidades espanholas, como Valência, Barcelona, Valladolid, Segovia, entre outras. Com mais e mais pessoas aderindo aos protestos, os manifestantes estão organizando comissões por setores, como saúde, alimentação, etc.
O movimento não deliberou a posição nas eleições e fala-se em voto nulo. Os partidos mais fortes na Espanha são o de centro-esquerda PSOE (Partido Socialista Obrero Espanhol) - do atual presidente Jose Luiz Rodriguez Zapatero, que tem agido em acordo com a União Européia, gerando insatisfação - e, de outro lado, o partido de direita PP (Partido Popular). 

Leia abaixo manifesto do M-15:

Quem somos? 

Somos pessoas que vieram livre e voluntariamente, que depois da manifestação decidimos nos reunir para seguir reivindicando a dignidade e a consciência política e social. Não representamos nenhum partido ou associação. 

Nos une uma vontade de mudança. Estamos aqui por dignidade e por solidariedade com os que aqui no podem estar. Porque estamos aqui? 

Estamos aqui porque queremos uma sociedade nova que de prioridade à vida acima dos interesses econômicos e políticos. Reivindicamos uma mudança na sociedade e na consciência social. Demonstrar que a sociedade não dormiu e que seguiremos lutando pelo que merecemos pela via pacífica. Apoiamos os companheiros que foram detidos na manifestação e pedimos que sejam colocados em liberdade. 

Queremos tudo, queremos agora, se concorda com a gente: Una-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário