Postagens populares

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Moradia: População urbana resiste com ocupações de terra

A maior do Estado de São Paulo, Zumbi dos Palmares, no município de Sumaré, tem uma história única de lutas e conquistas.
Por Bárbara Mengardo
Caros Amigos
Aos mais desatentos, o grande terreno localizado no bairro Jardim Denadai, periferia da cidade de Sumaré, pode parecer apenas a continuação do cenário predominantemente visto nas periferias. Nele, barracos de madeira erguem-se de forma aparentemente caótica, e forram o espaço onde centenas de famílias moram muito próximas umas às outras.
Ao entrar no terreno, entretanto, alguns elementos revelam a peculiaridade do local. Diversas ruas cortam seus 30 mil metros quadrados, na principal delas, batizada Zumbi dos Palmares, uma placa brada, entre outros dizeres: “Aqui lutamos pelo poder popular”. Continuando pela mesma rua, chama a atenção o nome das vias que a cruzam: Revolução Cubana, Carlos Marighella, Revolução Russa, entre outras.
De fato, o grande terreno com moradias populares se diferencia em muito dos demais da região. Lá está localizada a ocupação Zumbi dos Palmares, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e fruto de quatro anos de lutas de seus moradores.
Zumbi dos Palmares é a maior ocupação do MTST no Estado de São Paulo, e possui uma história única de conquistas e retrocessos. O terreno foi ocupado pelos moradores, sofreu reintegração de posse pela polícia e foi ocupado novamente quatro dias após o despejo, pelos mesmos manifestantes que o haviam feito anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário