quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Coletivo pede a libertação imediata de todos os presos e presas políticas

Karol Assunção

            Uma campanha desenvolvida pelo Coletivo de Ex-presas políticas ‘Cármen Soler’ está pedindo o fim das prisões políticas no Paraguai. As integrantes da organização solicitam ao presidente Fernando Lugo que liberte os/as presos/as políticos e expulse do país a embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, como forma de impedir ingerências sobre os assuntos internos do Paraguai.

            "Todos por um 2011 sem presos políticos no Paraguai” exige de imediato a libertação de Francisca Andino, Cármen Villalba, Juana Bernal, Sonia Muñoz, Rumilda Gimenez, Mary Bracho, Graciela Samaniego, Sonia Espinola Coronel Olmedo e Estela Agüero Meza, todas presas políticas detidas no cárcere de mulheres ‘Bom Pastor’.

            O coletivo de mulheres assegura que muitos dos presos e presas políticas foram acusados injustamente de pertencer ao Exército do Povo Paraguaio (EPP), assim como acusados de crimes graves como sequestro seguido de morte. "Denunciamos que estas falsas acusações são desenhadas na embaixada dos EUA e acatadas servilmente pelos patrões no poder”. Por esse motivo, um dos objetivos da campanha é conseguir a ruptura das relações com o governo estadunidense.

            No país, seis dirigentes campesinos presos políticos também reivindicam sua libertação e culpam o Estado paraguaio de mantê-los presos apenas por sua opção política e militância junto ao campesinado pobre. Agustín Acosta, Roque Rodríguez, Basiliano Cardozo, Arístides Vera, Simeón Bordón e Gustavo Lezcano foram extraditados da Argentina há dois anos e levados para a prisão de Tacumbú. Os campesinos seguem encarcerados há quase cinco anos.

            Em carta enviada à opinião pública paraguaia no último mês de dezembro os presos políticos denunciaram a prática da corrupção entre as autoridades judiciais do país e demandaram aos organismos de direitos humanos de todos os países que intercedam pela libertação dos seis junto à Corte Suprema de Justiça do Paraguai.

            Para aderir à campanha "Todos por um 2011 sem presos políticos no Paraguai” escreva para o endereço de e-mail: comisionparaguay@yahoo.com.ar.

Informe DH

            Amanhã, o Paraguai apresentará a situação dos direitos humanos no país para o grupo de trabalho do Exame Periódico Universal do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. A apresentação do relatório será feita em Genebra, na Suíça, e servirá para que o país seja avaliado segundo os parâmetros estabelecidos pela Organização. Após constatar se o país vem cumprindo suas obrigações inseridas na Carta das Nações Unidas, na Declaração dos Direitos Humanos e nos instrumentos de DH que o país é parte, caso sejam encontradas deficiências o Estado paraguaio receberá recomendações que serão examinadas futuramente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário