terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

La Garantia Soy Yo!

              No dia 03 de fevereiro Ciudad Del Este comemorou 54 anos de existência e de importância nas relações sociais e econômicas na região das três fronteiras. Possuidora de uma história marcada por rápidas transformações e por uma intensa participação em relações globais, o município paraguaio, com suas inúmeras vielas, nasceu olhando para o futuro e desenvolveu-se presa as tradições do passado.

            Projetada para ser um atrativo turístico e um pouso agradável para os viajantes que passavam pela rota internacional possibilitada pela construção da Ponte da Amizade, tinha nos seus interesses iniciais altos investimentos previstos para a estrutura turística. Hotéis, cassinos e mirantes para os saltos Monday e Acaray estavam presentes nas intenções da comissão responsável pela fundação no município na década de 1960.

            Antes de Puerto Iguazú e de Foz do Iguaçu, o governo paraguaio já visualizava na região a sua importância estratégica derivada das exuberantes paisagens e do possível comércio internacional ainda pouco explorado. Assim, em um segundo momento, Stroessner estabelece convênios com grupos estrangeiros para explorar economicamente a região que hoje conhecemos como o microcentro, nascia à primeira zona de livre comércio na região.

            A novidade acabou tornando-se central para o desenvolvimento local, encobrindo outras possibilidades de urbanização antes existentes. Rapidamente, o mercado de Ciudad Del Este ganha espaço regional, enfraquecendo a importância que o setor produtivo brasileiro e argentino possuía. Logo, as relações de interdependência existentes entre as cidades limítrofes tornaram-se mais acentuadas e acabaram sendo institucionalizadas com a construção de Itaipu.

            No entanto, o rápido processo de expansão de capital possibilitado pelo alto fluxo de migrantes e de mercadorias tecnologicamente avançadas dividia e ainda divide espaço com as heranças rurais, indígenas e essencialmente católicas da população nativa. O “moderno” e o “tradicional” coexistem em uma região em constante definição. Hora através de conflitos, hora através de um equilíbrio delicado e único, Ciudad Del Este se constrói com suas particularidades.

            Os microeletrônicos asiáticos e os alimentos “ocidentais” dividem espaço com a gastronomia tradicional e com o guarani. A concorrência e a busca constante pelo lucro abrem espaço para a tranqüilidade nativa, para a solidariedade e para o companheirismo nas rodas de tererê e no auxilio nas vendas. O caos das ruas do microcento esconde a beleza e a tranqüilidade do Lago Municipal, do Refúgio Biológico e do Salto Acaray.

            Ciudad Del Este pode afirmar de forma convicta, “la garantia soy yo!”. Não devido à desconfiança em relação aos produtos disponibilizados em suas lojas e mesitas, mas pela sua importância no desenvolvimento regional e na definição de uma identidade cultural diferenciada para as três fronteiras. Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú não teriam suas atuais configurações sem presença tão intima do universo de contrastes que funda nossa Flor de Liz.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário