quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Documentário espanhol : El efecto Iguazú

O documentário produzido no ano de 2003 tem no seu principal enfoque, a visualização e crítica às privatizações no mundo globalizado. Retrata principalmente aquela que foi a pior das privatizações nos últimos anos: Na Espanha, no ano de 2001, milhares de trabalhadores são demitidos da empresa Sintil que decreta estado de falência após ser vendida para um empresário cubano-estadounidense por quase 5 (cinco) milhões de pesetas (moeda da Espanha).
Esses trabalhadores se unem e montam um acampamento chamada “Campamento de la Esperanza”, na perspectiva de recuperação de seus empregos.
Este que começou com um protesto em frente ao Ministério de Ciência e Tecnologia em Madri, se estendeu, abrangendo 1.800 funcionários e suas famílias que se instalaram e permaneceram no acampamento durante 18 meses.
Além da crítica do trabalho ao capitalismo, o documentário apresenta uma interessante questão, que se manifesta no próprio nome da produção: “El efecto Iguazú”, a partir daí é trabalhada a ligação desse movimento espanhol com as Cataratas e todo o atrativo turístico dos países Argentina e Brasil, desmontando o sentido de magnitude desse ponto turístico, para sua compreensão sob outras perspectivas.



O site H2Foz disponibiliza dois links para que o documentário seja assistido:

Um comentário: