domingo, 7 de novembro de 2010

Fechamento da Semana

Balanço da política daqui...
Enfim terminou com vitória de Dilma Rousseff as eleições para presidente do Brasil, desta maneira o Partido dos Trabalhadores continuará dirigindo o país por mais algum tempo levando adiante seus planos políticos e econômicos. Aqui em Foz do Iguaçu, logo após a confirmação do candidato eleito, os militantes do PT e dos partidos aliados saíram às ruas comemorarem a vitória nas urnas, fizeram pequenas carreatas, soltaram fogos de artifício e com muita alegria se concentraram na Praça do Mitre. A alegria não poderia ser diferente, afinal término de eleições é como final de copa do mundo. Resta saber se para a classe menos favorecida a reeleição do PT será benéfica.

Termina em um país, começa em outro.
Hoje, domingo (07 de novembro), esta ocorrendo às eleições municipais para os cargos de prefeito e vereador no Paraguai. As eleições acontecem nos 18 departamentos (Estados) do país. Como a proposta do grupo Fronteira Zero é não ter barreiras entre os países que faz divisa com o Brasil, informações de cunho político também são transmitidas tendo em vista a relevância do mesmo para a transformação social. Los hermanos terão das 7h até as 17hs para escolher seus representantes.  Cabe lembrar que no Paraguai a votação acontece por meio de cédulas e é preenchida a mão, ao contrário do Brasil que possui urnas eletrônicas, o que permite saber o resultado da votação horas depois do termino da eleição.

Está com fome de cultura? Compre uma pizza...
Aqui em Foz do Iguaçu artistas, produtores culturais além dos órgãos públicos estão inseridos na campanha “Fome de Cultura”. Esta campanha visa angariar fundos para reformar o Teatro Barracão que já existe há 18 anos e que precisa de benfeitorias e correções nos telhados, nas instalações hidráulicas e elétricas. Para participar desta campanha basta adquirir uma pizza ao qual será vendida no valor de R$ 10,00, cada. A meta da campanha é vender aproximadamente 1.000 pizzas que deverão ser retiradas no Supermercado Mufffato, na loja do Boicy nos dias 12 e 13 de novembro. Além deste ponto fixo o grupo cultural que está por traz desta campanha também fará arrastões nos principais eventos culturais nestes dias com o objetivo de vender pizza, fique atento e participe.

Foz do Iguaçu encolheu?
Até pouco tempo éramos conhecidos como uma cidade com mais de 300 mil habitantes. Nesta última pesquisa do IBGE nosso município totalizou 250.918 habitantes, ou seja, houve uma grande redução e por conta desta redução nosso prefeito teme a diminuição de algumas verbas federais que tem por parâmetro o número de habitantes. Cabe neste sentido um estudo a fim de apurar as reais causas de tal diminuição, entretanto sabe-se que por ser uma cidade fronteiriça e com várias peculiaridades, esta diminuição de habitantes pode ter relação com o fluxo de pessoas que buscam alternativas melhores em outros municípios. Em épocas de temporada, vários iguaçuenses se dirigem até as praias de Santa Catarina, por exemplo, em busca de trabalhos temporários, após alguns meses retornam para nosso município. No entanto, esta diminuição considerável precisa ser acompanhada de um estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário