domingo, 21 de novembro de 2010

Fechamento da Semana


Hoje a coluna da semana será apresentada de forma diferente, mas não menos importante. Ao invés de notas curtas, será realizada uma análise mais extensa sobre uma informação apresentada esta semana na Terra das Cataratas, vejamos:

Bandido bom é bandido morto e pronto!
Saiu em jornal local nesta semana (18/11) o número de mortes violentas ocorrida em Foz do Iguaçu até a presente data. Até o momento foram mortos 168 pessoas, sendo 154 homicídios, 4 latrocínios (roubos seguidos de mortes), 1 morte decorrente de agressão doméstica e 9 óbitos decorrente de confrontos armados entre policiais e cidadãos supostamente à “margem da sociedade”.
Segundo consta, a maioria dos homicídios ocorridos possui caráter de acertos de contas ou vingança, uma vez que as vítimas possuíam antecedentes criminais e estavam relacionadas com atividades criminosas. Na maioria desses homicídios, as vítimas são alvejadas com mais de um disparo de arma de fogo, sendo estas armas, sempre de grosso calibre. Destacam-se ainda outras características neste tipo de evento: na maioria dos casos, as vítimas são jovens com média de idade de 25 anos, baixo poder aquisitivo e pouca escolaridade. Por último, as execuções geralmente ocorrem nas áreas periféricas da cidade.
A partir destas informações apresentadas acima, é possível analisar alguns pontos pouco destacados nas mídias que anunciam este tipo de notícia. É bem comum em nossa cidade o alto índice de homicídio, sendo que em anos anteriores, tal evento bateu record e Foz do Iguaçu chegou a ser uma das cidades mais violentas do Brasil, dada as proporcionalidades.
Nossa cidade é tão violenta que consegue manter um programa policial diário com duração superior a 1 hora que vai ao ar próximo ao meio dia. Entre propagandas de empresas e comentários do apresentador, são mostradas cenas fortes para o horário de exibição, mostra-se desde uma briga comum até parentes de vítima chorando junto ao corpo todo ensanguentado no chão. Pergunta-se então: até que ponto tal programa não é responsável pela naturalização / banalização do crime da morte e da violência estampadas na cidade?
A mídia por si é formadora de opinião e essa opinião evidentemente influencia o telespectador que nunca tem em seu domínio elementos suficientes para fazer uma análise crítica e aprofundada. Por consequência é comum ouvir ao ''andar pelas ruas'' chavões do tipo: ''bandido bom é bandido morto'', '' Em Foz do Iguaçu só morre vagabundo'' entre outras pérolas anunciadas pelos propagadores da notícia que observam a informação pela informação sem análises necessárias.
Poderíamos dizer neste momento que realmente só morrem vagabundos, afinal, todos estão envolvidos no mundo do crime. Porém, seria uma afirmação leviana e rasa, afinal, esses ''bandidos'' como costumam chamá-los, são frutos de uma sociedade capitalista e excludente que os cercam. Nenhuma pessoa nasce bandido, vagabundo ou ladrão. Nascem crianças com capacidades semelhantes as demais cuja única diferença é a classe social em que se encontram. Por meio da classe social são definidas as oportunidades que o futuro ''cidadão'' terá, já que o Estado é incapaz de proporcionar condições de igualdade. Essa falta de oportunidade favorece o envolvimento com a criminalidade.
A diferenciação das oportunidades e suas consequências são facilmente observadas. Por exemplo, educação não é direito de todos e dever do Estado? Então, por que estes jovens vitimados possuem baixa escolaridade? Cadê o Estado que não assistiu estas crianças? Porque não auxiliou quando necessário? Educação diferenciada é um exemplo entre outros que existem num sistema que privilegia os detentores do capital. As consequências da falta de oportunidade apresentam-se em forma de número, onde o valor exato é 168 até o momento.
Antes de prosseguir para o fim desta breve análise, fazemos o seguinte questionamento: Será que se esses jovens tivessem recebido boa formação, tanto educacional quanto profissional teriam entrado para o mundo do crime? Note que estamos tratando de pessoas com baixa escolaridade e muitas vezes sem profissão, tendo como alternativa de sobrevivência, o trabalho ilícito. Analisando desta forma, é correto olhar para essas pessoas simplesmente como criminosos vagabundos?
Outro ponto a se questionar é o seguinte: por que nos centros de detenção existem profissionais de psicologia, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e nas escolas onde ocorre a formação da criança não é observado a atuação destes, precisa a criança se desviar para poder ter tratamento adequado pelo Estado? Questões como esta nos fazem refletir de maneira a acreditar que a forma que se observa a questão da criminalidade em Foz do Iguaçu ou em qualquer parte do país é equivocada e sua observação é realizada sempre de cima para baixo. Observar de cima para baixo implica dizer que sempre é visto apenas o problema e nunca a sua causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário