domingo, 14 de novembro de 2010

Fechamento da Semana

Pela segunda vez consecutiva o ENEM apresenta problemas.
No sábado e domingo passado (6 e 7 de novembro) foram aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, no primeiro dia do exame, os estudantes identificaram problemas com o caderno amarelo de prova, encontraram questões duplicadas e com ordem trocada, além de cabeçalhos invertidos. A orientação disponível em alguns locais de prova foi para preencherem o gabarito invertendo a ordem das respostas, já que não sabiam que a ordem numérica não havia sido alterada.
Por conta destes contra tempos, nesta semana houve a suspensão deste exame pela juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, O entendimento da Justiça foi de que o erro de impressão das provas causou prejuízo aos candidatos, desta forma todo o processo ficou suspenso. No entanto o MEC e o INEP questionaram a decisão e na sexta-feira (12) e o TRF da 5ª Região cassou a liminar que suspendia o Enem, ou seja, apesar dos erros valera esta prova aplicada.  
Em entrevista coletiva cedida em Pernambuco (12/11/10), o ministro da educação Fernando Haddad declarou que o número de candidatos prejudicados é muito pequeno para que seja refeito todo o processo do exame. Segundo ele, “até o momento chegaram 165 ocorrências no MEC". Afirmou ainda que as atas de ocorrência dos locais de prova estão sendo lidas pelo consórcio Cespe/Cesgranrio para que seja levantado o número exato de prejudicados pelo erro no caderno amarelo da prova.
O advogado-geral da União, Luis Inácio Adams afirmou ainda que somente realizará a nova prova quem foi realmente prejudicado pelo erro, ou seja, não é o candidato que decidirá se fará ou não a prova. Ele ainda acrescentou que a AGU (Advocacia-Geral da União) e o MEC estão definindo os casos que serão passíveis de uma segunda chance.
Depois de apresentar problemas por dois anos consecutivos, não é difícil imaginar que o ENEM possa estar sendo vitima de uma conspiração, ou coisa do tipo. Mas o que nos importa agora é resolver o problema que se instala. Em primeiro lugar no direito a igualdade para realização das provas, já que este exame serve como porta de acesso a várias universidades federais do país. Os candidatos têm o direito de concorrer em condição de igualdade com os pares e isso lhes foi tirado. Esse contratempo seria o suficiente para alterar o estado psicológico de qualquer candidato o que os coloca em desigualdade para a disputa pela vaga.
O segundo problema é a opção de uma segunda prova somente para os alunos que tiveram questões faltando em suas provas já que os candidatos que encontraram questões trocadas também foram prejudicados, pois perderam tempo, além da ansiedade de aguardar pela solução dos fiscais de sala. Não me parece justo com os candidatos que várias pessoas tenham sido prejudicadas e apenas umas poucas tenham o direito de segunda chance. Se o governo quer unificar o vestibular, deve realizar o concurso a tal nível, afinal já é a segunda vez que é apresentado problemas neste exame.

“Quem é o cantô?
O mais novo deputado Federal Francisco Everaldo Oliveira Silva, popularmente conhecido por Tiririca, passou essa semana por um teste de leitura e ditado para provar que não é analfabeto. Ele foi acusado pelo  Ministério Publico de entregar a Justiça Brasileira declarações falsas sobre sua alfabetização. No decorrer de sua campanha o humorista Tiririca havia sido acusado de não saber ler e escrever, entretanto o processo se arrolou, a eleição aconteceu e este se tornou um dos candidatos mais votado na história do Brasil para o cargo.
 Em nosso país, um candidato que pretende se inscrever a qualquer cargo eleitoral deve ser alfabetizado para assumir o mesmo, é o que determina a lei. O presidente do TRE-SP, Walter Almeida Guilherme, informou que o deputado eleito "vai ser diplomado, independentemente do resultado ou da decisão do juiz" que julgará se Tiririca é alfabetizado ou não. Segundo Guilherme, "o registro (da candidatura) foi deferido tecnicamente e não existe nenhuma provocação para que se desfaça esse registro". Assim, é provável que o candidato eleito assuma o cargo sem maiores problemas, até porque ele passou no teste de leitura e escrita.
Atualmente as campanhas eleitorais no Brasil são vistas pela população de modo geral como uma hora privilegiada para a demagogia política. A sociedade já está cansada de tanta promessa de candidato, assim quando aparece alguém popular como o Tiririca, ao qual ironizou o processo eleitoral, expondo suas poucas pretensões, acaba recebendo apoio de inúmeros eleitores que utilizam seu voto como forma de protestar.  
Foi justamente neste contexto que Tiririca ganhou popularidade, afinal esse candidato além de não apresentar proposta alguma, ainda conseguia tirar o sorriso das pessoas, com as bobagens que dizia. Desconsiderando toda essa polemica em torno do saber ou não saber escrever, até porque o cidadão já foi eleito, observamos a maneira como partidos políticos tem utilizado para conseguir eleger seus candidatos aproveitando a popularidade de alguns.
Não caberia dizer que o humorista Tiririca foi “usado” pelo partido haja vista que sua eleição favoreceu ambos, porém quando a população votou até mesmo como forma de protesto em Tiririca, por ironia acabaram elegendo junto outros candidatos cujas fichas políticas não são as melhores. Talvez não saber ler e escrever, seja o menor dos problemas... 

Iniciarão as obras da Unila
Saindo um pouco do cenário nacional e se voltando para nossa região, observamos nesta semana que já está sendo realizado os tramites para a construção da UNILA. Com previsão de gasto de R$ 324 milhões só na primeira etapa, será construído primeiro o prédio principal, ficando de fora o laboratório e o teatro. A biblioteca terá licitação internacional, pois conta com o aporte do Fundo para Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercossul (Focem). O projeto é assinado por Oscar Niemeyer e será construído em terreno doado pela Itaipu. Outra notícia de interesse da ala acadêmica foi visualizada nesta semana. Após vários percalços vencidos, o curso de Medicina foi aprovado para fazer parte do leque dos cursos oferecido pela UNIOESTE de Foz do Iguaçu. Apesar de ser uma ótima notícia, é difícil criar muitas expectativas quanto à integração de fato do curso, tendo em vista, as dificuldades que passam os cursos atuais da instituição.

Comércio com expectativas para o natal
Começaram os preparativos para o natal e os comerciantes já têm expectativas de aumento de 20% nas vendas. Esta data é importante, pois movimenta o comércio, já que os trabalhadores têm o décimo terceiro salário para gastar. A “Praça do Mitre” já esta sendo enfeitada, “ficará um brinco”, além dos lojistas que investem em suas lojas a fim de dar um toque natalino, auxiliando na decoração da cidade. Sabemos que esta data é bem aguardada pelo comércio tendo em vista o maior giro financeiro que ocorre no mês de dezembro. Por esta razão quando chegam épocas como esta, o comércio apelam incentivando o consumo pelo consumo, o que é praxe no sistema capitalista. O resultado de atos impensados, que é resultado de compras muitas vezes desnecessárias, sempre é vista no outro ano, onde o pobre do cidadão terá inúmeras contas para pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário